Entregamos estratégias e design relevante para produtos, embalagens e identidade visual.
As embalagens são a interface mais próximas entre o produto e o usuário. Seu design, portanto, é elemento fundamental para que a comunicação seja eficiente. Porque é isso que a embalagem faz: comunica. Além dos aspectos relacionados à funcionalidade, ergonomia, respeito ao meio ambiente, entre outros, o shape, aliado ao grafismo, se propõe a dizer algo. A pergunta que o designer deve fazer é: o que eu quero comunicar?
Entra aí um conceito em voga, o storytelling, que, nada mais é do que a capacidade de contar histórias, que, de maneira mais estruturada, é capaz de trazer maiores resultados quando temos que conversar, convencer e compartilhar com as pessoas. No caso das embalagens, os consumidores.
"Era uma vez uma família de franceses no interior do Rio Grande do Sul que decidiu começar seu negócio no quintal de casa. O pai, apreciador de bons vinhos e cada vez mais apaixonado pelo Brasil, gostava de fazer sucos para seus filhos pela manhã. Sua esposa teve a ideia de vender sucos para amigos e vizinhos. Daí em diante, com muito trabalho e dedicação, o negócio começou a crescer e prosperar."
Essa história foi o ponto de partida para a criação e desenvolvimento de embalagens para o suco Gustô, realizados pelo Studio Olea. Além da metodologia de pesquisa para se chegar ao resultado final, com análise de materiais, público-alvo e ponto de venda, foi essa história que tornou-se o fio condutor de todo o projeto de design da embalagem.
"Hoje as pessoas buscam por produtos mais saudáveis, que remetam à qualidade de vida, e era preciso comunicar isso. Todo o grafismo, como o shape e o processo de naming foram criados com base nas emoções que tal história desperta no consumidor", conta Bruno Moraes Erse, designer responsável pelo projeto.
Na relação com o consumidor, o storytelling pode ser uma ferramenta poderosa e grande aliada do designer para promover mais engajamento e, em última análise, aumentar as vendas de determinado produto.