Entregamos estratégias e design relevante para produtos, embalagens e identidade visual.
Mas afinal, o que é inovação do ponto de vista do design de produto? Será que é criar algo novo, tão excepcional que ninguém viu antes? Não é bem assim. Não vamos confundir invenção, que via de regra é um processo individual, com inovação, que pressupõe processos coletivos de tomadas de decisão.
Alguns estudiosos entendem que existem alguns tipos de inovação. Um deles é o que está relacionado a alterações em processos produtivos existentes com os objetivos de diminuir custos, aumentar a qualidade e a capacidade de produção. As empresas nunca ouviram falar tanto em inovação, no entanto, apesar de algumas delas terem solidez no mercado, encontram dificuldade de implementar processos produtivos que façam a diferença.
E o design tem muito a oferecer. "O olhar do design pode contribuir para que empresas mudem sua perspectiva em relação a processos produtivos que têm qualidade, mas que precisam ser revistos em alguns pontos", afirma Gustavo Camargo, designer e diretor executivo do Studio Olea. Não se trata de desvalorizar o trabalho de ninguém, diz Gustavo, mas simplesmente entender que o que o designer espera como resultado é diferente. É se dedicar a examinar de perto, na minúcia, que algo simples pode ser modificado para que o produto final apresente um resultado melhor.
Valéria Maria Ganzarolli Carlos, diretora operacional da São Joaquim Porcelanas, empresa líder no setor de canecas personalizadas, está no mercado há mais de meio século. O processo de produção da empresa é praticamente todo artesanal, desde a confecção do molde da peça, até a aplicação de logomarcas. A São Joaquim foi a escolhida pelo Studio Olea para produzir canecas personalizadas.
De acordo com Valéria, normalmente é preciso de duas a três provas para se chegar ao resultado desejado, porque o molde que vai ao forno deve ser de 17 a 19% maior do que o produto final em função do encolhimento por conta do calor. "A experiência positiva foi contar com a impressora 3D do Studio Olea, que, de imediato, trouxe o protótipo do tamanho exato para a nossa necessidade de produção", conta Valéria. O resultado foi uma boa economia de tempo, avalia.
Para o Studio Olea, a grande vantagem, além da inovação no processo produtivo promovida pela tecnologia, trazendo mais agilidade, foi a possibilidade de manter a qualidade do produto final. "A grande melhoria para nós foi assegurar, no resultado final, exatamente o design do produto que projetamos", afirma Guilherme Lehto, designer do Olea que acompanhou a produção.
O Design com valor - como sempre os designers do Studio Olea gostam de frisar - é projetar e transformar em realidade um novo produto sem nunca abandonar a essência do design proposto.