DESIGN com valor DESIGN with value Studio Olea - Design com Valor

Entregamos estratégias e design relevante para produtos, embalagens e identidade visual.

Quais são as expectativas do seu cliente?

Uma das questões mais importantes na prestação de serviço é saber entender as necessidades do cliente. Muitas vezes ele sabe que algo não vai bem, que precisa renovar, mas não sabe direito o quê, nem como. No design de produto não é diferente.  As vendas caíram, a receita diminuiu e o concorrente avançou. 

 

Como entender e atender às expectativas do cliente? Para empreender em um projeto de design de produto, é preciso, antes de mais nada, um profundo conhecimento acerca do universo que envolve tal produto. É a etapa inicial de toda uma metodologia, que, sem dúvida, é um dos pilares do projeto. "Esse trabalho, que nós chamamos de imersão inicial,  é fundamental para dimensionar o projeto como um todo, no qual verificamos com mais precisão seus os objetivos", explica Yuri Nagamine, designer da área de novos negócios do Studio Olea.

 

A imersão inicial compreende uma série de procedimentos, como detalhamento do briefing e reconhecimento preliminar dos concorrentes.  A partir disso, gera-se uma ficha técnica, em que é possível responder a algumas perguntas do tipo: o projeto vai aumentar as vendas em "X" %?  Ou então,  meu produto vai ficar mais eficiente com o trabalho de vocês?  Todos esses questionamentos, expressos na ficha técnica, servem para deixar claro, tanto para o designer, quanto para o cliente, qual o tamanho do projeto, até onde ele vai.

 

"Alinhar as expectativas do cliente, a partir da imersão inicial, colabora para os dois lados, porque ajuda o cliente a expor melhor suas necessidades e nos ajuda a prestar um serviço de mais qualidade", diz  Yuri.  Importante ressaltar que não se trata de limitar o trabalho, o que pode comprometer o projeto. Ao contrário, ajustes podem ser feitos, caso necessário, durante o desenvolvimento do produto.  Cabe à empresa de design saber fazer as perguntas certas ao cliente para que o objetivo último, que é chegar a um produto vencedor,  seja o resultado de todo o investimento.

 

POSTS RELACIONADOS