Entregamos estratégias e design relevante para produtos, embalagens e identidade visual.
A cobrança por desempenho cada vez mais eficaz e resultados cada vez maiores pode levar as empresas a amortecer a capacidade de buscar novos caminhos. É muito mais seguro percorrer o já conhecido. A empresa pode até ter uma boa solução de design de produtos, que traga bom desempenho, mas será mesmo que tal solução está de fato dialogando com o consumidor final? Será que não é preciso pensar o design de maneira mais ampla, que traga inovação? Inovar pode não ser o caminho mais "seguro", mas certamente é uma estratégia imprescindível para as empresas que pretendem sobreviver diante da competitividade.
Mas como inovar? Equacionar custos e novas possibilidades, que parecem ser tão caras, de maneira estruturada e criativa? A demanda é forte e, hoje, é possível encontrar uma maneira de trazer inovação para as empresas. "O objetivo do nosso projeto é justamente gerar ideias, algo que as empresas, por conta do dia a dia, não conseguem fazer, ou apenas fazem quando têm uma necessidade muito grande", conta Gustavo Camargo, designer do Studio Olea, em São Paulo, um dos criadores da Ideação, projeto que nasceu dessa demanda por promover a cultura da inovação e implementar um processo criativo e sustentável de geração de produtos e soluções nas empresas.
Com propostas de prestação de serviço bimestrais, a metodologia de trabalho do Ideação passa por várias etapas. A primeira delas, envolve o que Gustavo chama de Imersão Inicial, que consiste em fazer o reconhecimento do produto, com análise dos concorrentes, dos canais de venda, materiais, para depois, compilar esse dados e propor ideias. "Na Imersão Inicial estudamos e entendemos, de maneira mais aprofundada e com visão externa de Design, o universo do cliente e do seu produto", explica.
Com os temas definidos, apresenta-se ideias, que podem ser por meio de desenhos, textos, amostras de materiais, referências, para depois selecionar as ideias de produtos e demonstrá-las mais detalhadamente. Por fim, entregar as ideias aprovadas de determinado produto. Vale dizer que no custo da Ideação está apenas a sugestão, não a implementação e o desenvolvimento do projeto. Caso o design de produto seja aprovado, o custo da Ideação é descontado do valor do orçamento do desenvolvimento completo do produto.
"A Ideação, como todo processo criativo, não é linear, é dinâmico. Temos metodologia própria, pois sem ela nada acontece, mas não é metódico. Nosso propósito é encantar e, assim, encorajar as empresas a investir no novo, diminuindo seus riscos", analisa Gustavo. Para o Studio Olea, o Ideação passa a ser um diferencial estratégico, pois, numa visão mais ampla, aposta no valor do design como possibilidade concreta de promoção da inovação.