Entregamos estratégias e design relevante para produtos, embalagens e identidade visual.
A definição dada pela IDSA ( Industrial Designers Society of America) para desenho industrial pode nos ajudar a entender de forma mais qualificada qual é o valor do design de produto: "Design industrial é o serviço profissional de criar e desenvolver conceitos e especificações que aprimoram a função, a aparência e o valor de produtos e sistemas para benefício mútuo do usuário e do fabricante".
Já outros estudiosos afirmam que as técnicas de design articulam o caráter lógico de uma abordagem científica e a dimensão intuitiva e artística do trabalho criativo. Talvez dessa dicotomia - entre ciência e trabalho artístico - venha a dificuldade de entender a sua dimensão estratégica para o universo corporativo.
Quando falamos, por sua vez, de design de embalagens e design gráfico, podemos também afirmar que estes se dedicam a exprimir os valores da marca, algo fundamental nos dias de hoje, em que praticamente vivemos sob a "economia das marcas". Toda essa cadeia de processos traduz o valor estratégico do design para as empresas, que, ao operar de forma integrada a outras áreas da organização, como marketing, engenharia de produção e comercial, certamente trará a cultura de inovação para as empresas, sendo capaz de equacionar questões econômicas, estéticas, tecnológicas e comerciais para chegar ao produto de sucesso.
Da mesma visão compartilha Gustavo Camargo, designer e diretor executivo do Studio Olea, em São Paulo: "Após todas as etapas metodológicas que dão início ao processo de desenvolvimento de um produto, de coleta de informações e geração de relatórios técnicos, entramos em uma parte valiosa do nosso trabalho: a estratégia de design". Segundo Gustavo, é o momento em que apresenta-se soluções para algo que as outras áreas da empresa querem mudar porque algo não vai bem, mas não sabem ao certo como. "O nosso olhar de design faz toda a diferença", avalia.
O design, nesse sentido, passa a figurar como parte indispensável da gestão estratégica das organizações, promovendo competitividade e, assim, resultados efetivos para os negócios.
Fonte: Gestão do design - usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa?, Ed Artmed.