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De olhos bem abertos no canal de vendas

Em muitos mercados, a capacidade do canal de vendas é fator de crescimento que controla o quanto um produto pode ser vendido. É a área que está mais próxima do cliente e onde a empresa estabelece relacionamento com o seu público-consumidor, com a possibilidade de fortalecimento da sua marca.  Nesse sentido, para o designer de produto, é fundamental que haja uma análise mais aprofundada do canal de vendas, de preferência de forma integrada com outras áreas, como o marketing e o comercial da empresa.

 

Para dar conta desse desafio, é preciso metodologia de trabalho. "Ao iniciar um projeto de design de produto, uma das etapas que servirá de pilar para todo o desenvolvimento do trabalho será o diagnóstico, ou seja, uma avaliação de diversos aspectos que interagem com determinado produto, que irá balizar o projeto", diz Gustavo Camargo, designer e diretor executivo do Studio Olea. O diagnóstico do canal de vendas faz parte dessa etapa inicial, em que entram em cena fatores técnicos e, muitas vezes, humanos.

 

Como está a organização e a visibilidade do produto em relação ao concorrente? O vendedor está preparado para atender ao consumidor e sanar suas dúvidas, ou mesmo indicar o produto? Como está seu preço em comparação ao concorrente?  O seu produto está em local adequado? Quem é o seu público?

 

Existe todo um ecossistema que envolve a relação do consumidor com determinado produto e o designer precisa examiná-lo de perto. Afinal, é disso que se alimenta o design: entender o que o consumidor necessita e qual a melhor maneira de informá-lo, para que ele queira, por fim, comprar o seu produto. O canal de vendas é somente uma parte do ecossistema, mais voltada ao que profissionais da área chamam de design de serviço.  Um olhar aproximado no ponto de contato com o que há de mais importante - o consumidor - pode determinar o sucesso do produto.

 

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