Strategic solutions for products, packaging and visual identity.
O cliente decidiu investir, pois aposta no valor estratégico do design. Depois de muita pesquisa, da imersão inicial, dos relatórios de diagnóstico, da proposta de design de produto, da sua criação e aprovação, chega a vez da implementação.
É hora de escolher os melhores fornecedores e os processos produtivos mais viáveis, técnica e economicamente.
Mas o cliente decide que o escritório de design não fará parte do processo e é aí que mora o perigo. "Essa etapa de implementação é fundamental para que a gente garanta ao cliente que o projeto de design do produto que ele comprou e aprovou não se altere. Se nós não participamos dessa fase, corre-se o risco de algo não sair como o planejado", alerta Gustavo Camargo, designer e diretor do Studio Olea, em São Paulo.
Na linha de produção, um detalhe que possa parecer superficial para o fornecedor, pode ser o que justamente faz toda a diferença. "Ao não acompanhar o processo de implementação, em muito casos, o produto final se descaracteriza, podendo até comprometer as etapas anteriores", afirma Gustavo. Na área gráfica o mesmo pode ocorrer, conta Gustavo. "Às vezes, o cliente faz uma escolha inadequada do papel da embalagem, por exemplo, prejudicando todo o projeto", diz.
Portanto, o acompanhamento do processo de implementação é essencial. A indicação dos melhores fornecedores, dos materiais e acabamentos adequados garante que o resultado final do design de produto esteja de acordo com o que foi proposto para o cliente, sem desperdício de tempo e de dinheiro.