Strategic solutions for products, packaging and visual identity.
Além dos aspectos relacionados aos impactos ambientais, aos custos, à produtividade, o design de embalagens precisa contemplar uma série de outros fatores, como posicionamento e construção da marca, inovação, desempenho no ponto de venda e por aí vai. Equacionar tudo isso não é tarefa fácil.
As empresas ao redor do mundo investem pesado nos shapes, pois sabem que todos esses elementos, em conjunto, transformam um projeto de design de embalagem numa das principais ferramentas para que determinado produto, diante da concorrência, não sucumba. "Além de ter o know-how de design e o conhecimento técnico para projetar embalagens, é preciso acompanhar todo o processo de sua fabricação, analisando fornecedores, esclarecendo suas dúvidas, sempre em parceria com o cliente", diz Gustavo Camargo, designer do Studio Olea, em São Paulo, cuja expertise em design de embalagem já ultrapassou as fronteiras do país.
De acordo com Gustavo, o gerenciamento do projeto deve fazer parte da metodologia de trabalho das empresas de design. "Não adianta só entregar o projeto e pronto. Muitas vezes, um pequeno problema entre a empresa e o fornecedor pode prejudicar todo o resultado", adverte. É nesse momento que a parceria com o cliente é crucial, assim como o comprometimento da empresa de design. ?Caso haja necessidade, estamos abertos para fazer ajustes, sem abrir mão do projeto inicial, sem prejuízo ao resultado esperado?, acrescenta.
A embalagem diz muito sobre o produto, sobre a empresa e é o que nos faz, na maioria das vezes, estender a mão e colocar um produto no carrinho de compras. O Brasil evolui a passos largos e cabe a todos da cadeia produtiva dar a devida importância ao design de embalagem e sua implementação no mercado.